quarta-feira, 7 de maio de 2008

PARCERIA ENCANTADORA

Pois é: O velho John Wayne teve num dos seus filmes a parceria da mais encantadora atriz dos anos 30: a estrelinha mirim Shirley Temple. É verdade que ela já perdera a graça da idade infantil, que a fizera famosa em mais de 30 filmes com que Hollywood tentava desviar as mentes da crise econômica que se aproximava.

A coisa aconteceu já no ano 1948, quando Shirley completara já 20 anos. O filme foi "Fort Apache - Sangue de Herói" (Um dos títulos no Brasil). Nele, o diretor John Ford, mais uma vez se serviu do brilhante trabalho de intérprete de John Wayne, desta vez para iniciar uma série de três filmes de exaltação à cavalaria americana (os outros dois foram: "Legião Invencível" e "Rio Bravo").

A partir do ano de 1934 a 20th Century Fox resolvera assumir a paternidade da "febre" Shirley Temple, produzindo uma série de filmes para serem lançados interpretados pela pequena atriz, cantora e bailarina. Geralmente, estórias muito sentimentais, envolvendo partes de danças e música. Numa delas, "Agora e Sempre" (Now and Forever) de 1934, e dirigida por Henry Hathaway, Shirley atuou ao lado do grande caubói do cinema Gary Cooper.

Para se aquilatar o nível de destaque dado à personagem de Shirley, veja-se o texto da publicidade com que o filme era anunciado no jornal "A República", quando estreou em Natal a 15 de dezembro de 1935: "Ele (Cooper) devasta o coração de mil mulheres, mas o dele, devastou-o afinal uma mulherzinha de cinco anos: E brincando, dançando, cantando, sorrindo, a petizinha acabou reinando soberana naquele coração indomável".

(Texto de Anchieta Fernandes. Exclusivo para o Blog Na Calçada do Rio Grande).

Nenhum comentário: