terça-feira, 14 de junho de 2011

BEN JOHNSON: O HOMEM QUE ENFRENTOU JOHN FORD

Assim como John Wayne, Ben Johnson também teve em John Ford o propulsor de sua carreira cinematográfica.

Descoberto por Ford, Ben Johnson atuou em "O Céu Mandou Alguém" (3 Godfathers/1948), "Legião Invencível" (She Wore a Yellow Ribbon/1949), "Caravana de Bravos" (Wagonmaster/1950) e "Rio Grande"(1950), quatro filmes num espaço de dois anos.

Gratidão à parte, Ben jamais se submeteu à maneira como Ford tratava os atores que lhe deviam "favores" e o Velho Mestre sabia disso, tanto que abertamente xingava Wayne, Ward Bond, Victor McLaglen e muitos outros, mas respeitava Ben Johnson. Certa noite, após as filmagens de "Rio Grande", como de hábito todo o elenco estava reunido em uma mesa para um café. Ford à cabeceira, Wayne à sua esquerda, Maureen O'Hara à sua direita e a importância do ator definia a distância em que este se sentava em relação a Ford. Quase na outra extremidade da mesa Ben Johnson fez um comentário sobre as filmagens, o que foi percebido por Ford que perguntou:

-"O que você disse?"

Ben respondeu:

-"Nada importante, Sr. Ford."

Ford repetiu:

-"Você falou algo, o que foi?"

Novamente Ben disse:

-"Nada demais, Sr. Ford".

Exasperado John Ford gritou:

-"Olha aqui, seu estúpido, eu perguntei o que foi que você falou e quero saber o que você falou!" Ben Johnson levantou-se do seu lugar, caminhou até onde Ford estava, abaixou-se e disse no ouvido de Ford:

-"Sr. Ford, nunca mais grite comigo. E pegue esse seu filme e enfia naquele lugar!" John Wayne e Maureen O'Hara conseguiram ouvir a frase e perceber a surpresa de John Ford, que não respondeu nada. "Rio Grande" foi concluído aparentemente em paz entre 'Pappy' (apelido de Ford) e Ben Johnson, porém o ator só voltaria a participar de um filme de John Ford 14 anos depois em "Crepúsculo de uma Raça" (Cheynne Autumn/1964) e mesmo assim numa ponta não creditada, deixando de fazer parte da famosa Ford Stock Company.

O vingativo diretor aprendeu com o jovem ator uma bela lição pois Ben johnson sempre teve como princípios a honestidade, a verdade e o respeito ao próximo. Longe da irascibilidade de John Ford, Ben Johnson construiu uma belíssima carreira como ator, carreira que merece ser sempre lembrada.


* Por Darci Fonseca publicado no seu blog CINEWESTRNMANIA.

Nenhum comentário: