sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

ESTRELANDO... ELLA RAINES

Ella Wallace Raubes - uma vênus de cabelos castanho-claros e olhos verdes - nasceu no dia 6 de agosto de 1920, em Snoqualmie Falls, estado de Washington. Depois de se graduar na escola secundária, ela se matriculou na Universidade de Washingtontodas para fazer teatro e participou de várias peças. Em seguida foi para Nova York para brilhar na Broadway. Fez muitas fotos até ser descoberta por Howard Hawks; que a levou para Hollywood, e fez seu primeiro trabalho para o cinema: Corvetas em Ação (Corvette K-225/1943), de Richard Rosson, onde contracenou com Randolph Scott.

Entre 1944 e 1957 atuou em mais 29 filmes. E fez de tudo um pouco. Suspense: A Dama Fantasma (Phantom Lady/1944), de Robert Siodmak. Comédia: O Senador Indiscreto (The Senator Was Indiscreet/1947), de George S. Kaufman. Drama: Brutalidade (Brute Force/1947), de Jules Dassin. Guerra: A Hora da Decisão (Fighting Coast Guard/1951), de Joseph Kane. Faroeste: Marcado para Morrer (Ride the Man Down/1952), de Joseph Kane. Em todos, contracenou com astros do porte de um Charles Laughton, Vincent Price, William Powell, Rod Cameron, e Brian Donlevy; entre outros. Com John Wayne Ella trabalhou no filme Adorável Inimiga (Tall in the Saddle/1944), de Edwin L. Marin.

“Não foi somente um destaque por seu belo visual. Demonstrou, também, qualidades artísticas. Entretanto, faltaram-lhe maiores oportunidades para provar o seu talento”. Escreveu o crítico de cinema Gil Araujo - para a Revista Cinemin - quando Ella Raines faleceu de câncer, em 30 de maio de 1988. (CB)

Nenhum comentário: