sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

ESTRELANDO... VERA MILES

Por causa desta linda loirinha Martin Pawley (Jeffrey Hunter) foi às tapas com Charlie McCorry (Ken Curtis), em Rastros de Ódio (The Searchers, 1956). Ela terminou ficando com o primeiro. Em O Homem que Matou o Facínora (The Man Who Shot Liberty Vallance, 1962) - ambos de John Ford - estava noiva Tom Doniphon (John Wayne) e acabou casando com Ransom Stoddard (James Stewart) - Dizem que mulher tem aquele dom, que chamam de sexto sentido. Ou seja: enquanto o primeiro ficou cultivando seus cactus em Shinbone, o outro se tornou senador em Washington... Ela apostou no segundo!

Vera May Ralston nasceu em 23 de agosto de 1929, em Boise City, Oklahoma, Estados Unidos. Começou na TV depois de participar de um concurso de beleza. Ao chegar ao cinema já havia uma estrela com o mesmo nome, na Republic Pictures', ela teve de mudar para Vera Miles, e com ele fez 75 filmes (entre 1950 e 1995). E um grande número para a TV.


Disputada por Ford e Hichcock, estreou (sem entrar nos créditos) em O Azar de um Valente (When Willie Comes Marching Home, 1950), do primeiro. Depois fez filmes para James V. Kern, Paulo Henreid, William Beaudine, Eugène Lourié, Gordon Douglas, Robert Wise. Protagonizou Choque de Ódios (Wichita, 1955) de Jacques Tourneur. Naquele ano faria também Tarzan e A Selva Misteriosa (Tarzan's Hidden Jungle, 1955), de Harold D. Schuster. Foi neste filme onde conheceu o ator Gordon Scott, com quem casou. Em 1956 trabalhou com Henry Hathaway em A 23 Passos da Rua Baker (23 Paces to Baker Street), e com Robert Aldrich em Folhas Mortas (Autumn Leaves), até cair nas mãos do "mestre do suspense", Alfred Hitchcock, em O Homem Errado (The Wrong Man), com brilhante atuação. Por causa da gravidez ficou fora de Um Corpo que Cai (Vertigo, 1958. Kim Novak assumiu o papel. Dizem que o "Mestre" reclamava o tempo todo, a falta de Vera.). Voltou em Psicose (Psycho, 1960). Com John Wayne fez ainda Os Boina-Verdes (The Greem Berest, 1968), de John Wayne e Ray Kellogg, e Heróis do Inferno (Hellfighters, 1968), de Andrew V. McLaglen.

Nos anos 70 e 80 fez vários filmes. Destaque para Psicose II (PsychoII, 1983), de Richard Franklin, e Um Romance Muito Perigoso (Into the Night, 1985), de John Landis. Continua fazendo trabalhos para a televisão.
*
NOTA: Por razões que desconheço todas as cenas de Vera Miles em Os Boinas-Verdes, foram cortadas da Edição final. Nem seu nome aparece nos créditos.

Nenhum comentário: