sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

CO-ESTRELANDO... DOROTHY JORDAN

Fim de tarde de um dia de 1868, no Texas. Uma mulher, ofuscada pelo sol ainda escaldante do Monument Valley, ergue sua mão sobre os olhos para melhor vislumbrar a silhueta que cavalga cortando irregularmente o horizonte. Após anos de luta o soldado confederado volta cansado, mas não derrotado - "Não acredito em rendições. Meu sabre ainda não virou ferro velho!" diz orgulhoso - da Guerra Civil Americana. É Ethan Edwards (John Wayne). A mulher é sua cunhada: Martha Edwards... Dorothy Jordan.


Nasceu em Clarksville, Tennessee, Estados Unidos, em 9 de agosto de 1906. Fez apenas 29 filmes - de 1929 a 1957. Pequenos e marcantes papéis. Seu primeiro foi em "Black Magic", de George B. Seitz. Ainda em 1929 fez "Letra e Música" (Words and Music, de James Tinling). É seu primeiro filme com John Wayne. Depois trabalharam juntos em "That's My Boy" (1932, de Roy William Neill), e "Rastros de Ódio" (The Searchers, 1956, de John Ford). Fechou sua filmografia em outro filme de Ford, e com John Wayne: "Asas de Águia" (The Wings of Eagles). Dorothy faleceu em 8 de dezembro de 1988, em Los Angeles, Califórnia.


Escrevi a cima que sua filmografia é modesta. Como foram modestos todos os seus papéis. Mas não consigo ver "Martha" ser feita por outra, com tanta competência, sentimentalismo, bravura e o heroísmo das "mulheres de Ford", como ela o fez. Em seus poucos mais de 10 minutos, no filme, Dorothy Jordan tem o domínio sobre todos e tudo em volta da família Edwards. As boas-vindas, dada por Marha à Ethan, é tão singela quanto à passagem que emoldura a cena:

- "welcome home, Ethan"

Nenhum comentário: