quarta-feira, 7 de maio de 2008

A MÚSICA NO CINEMA: COMPOSITORES - FAROESTE

Há quem diga que "o cinema faroeste é o cinema americano por excelência". Certamente sua música não deve ficar atrás. Quando iniciei a série "Música no Cinema" meus primeiros pensamentos foram para as dos filmes de faroeste. E, sendo assim, decidi dedicar um capítulo à parte as inesquecíveis músicas do "bang-bang".

Dos compositores já citados, poucos fizeram músicas de faroeste. Contudo, Victor Young será, mais uma vez, o primeiro. Suas trilhas mais conhecidas são as de O Proscrito (The Outlaw, 1943), os inesquecíveis, Os Brutos também Amam (shane, 1953), e Johnny Guitar (1954).

Em 1991 o filme ganhador do Oscar foi Dança Com Lobos (Dances With Wolves). Acredito que o trabalho de Kevin Costne não teria a grandiosidade alcançada sem a belíssima fotografia de Dean Semler e trilha sonora composta por John Barry (1933-). Também são dele as trilhas de Monte Walsh (1970), e A Lenda do Cavaleiro Solitário (Legend of the Lone Ranger, 1980). De Alfred Newman é O Matador (the Gunfighter, 1950), Nevada Smith (idem, 1966) e, Rio de Fogo (Firecreek, 1968).

Max Steiner nos deu Cimarron (1931), Uma Cidade que Surge (Dodge City, 1939), The Oklahoma Kid (1939), O Intrépido General Custer (They Died winth Their Boots on, 1941), Silver River (1948), e Um Clarim ao Longe (A Distant Trumpet, 1964). Maurice Jarre compôs para Os Profissionais (The Professionals, 1966), Villa - O Caudilho (Villa Rides, 1968), El Condor (1970), Ambição Acima da Lei (Posse, 1975). Henry Mancini fez de Região do Ódio (The Far Country, 1954).

Acredito que Dimitri Tiomkin foi o grande compositor americano das músicas "westerns". A saber: O Galante Aventureiro (The Westerner, 1940), Duelo ao Sol (Duel in the Sun, 1946). Levou um Oscar pela trilha de Matar Ou Morrer (High Noon, 1952). Depois fez Sem Lei e Sem Alma (Gunfight at the O.K. Curral, 1957) e, Duelo de Titãs (Last Train from Gun Hill, 1959).

Elmer Bernstein não foi diferente. É dele as trilhas das séries de TV "Gunsmoke" (1955-1975) e "The Big Valley" (1965-1969). E fez a trilha para O Homem dos Olhos Frios (The Tin Star, 1957), Sete Homens e Um Destino (The Magnificente Sevem, 1960), E o Bravo Ficou Só (Will Penny, 1967).

Jerry Goldsmith também assinou um episódio de "Gunsmoke". E fez ainda Sua Última Façanha (Lonely Are the Brave, 1962), Rio Conchos (1964), Hour of the Gun (1967), O Preço de um Covarde (Bandolero!, 1968), 100 Rífles (1969), Hour of the Gun (1971) e, Take a Hard Ride (1975). John Williams fez trilhas para as séries de TV: "Wagon Train" (1957-1965), "The Cowboys" (1974) e compôs a de Raça Brava (The Rare Breed, 1966).

Os maestros a seguir são pouco "bandalados", mas, suas músicas conhecidíssimas dos fãs de faroestes: a música de Winchester 73 é da competência de Walter Scharf (1910-2003). David Buttolph (1902-1983) compôs para Embrutecidos Pela Violênica (Along the Great Divide, 1951) e, Aço de Boa Têmpora (The Boy from Oklahoma, 1954). Também musicou séries de faroestes como: "Wagon Train" (1957-1965), com Ward Bond, "Maverick" (1957-1962), com James Garner, "The Virginian" (1962-1971), e filmes estrelados por Randolph Scott. George Duning (1908-2000) fez a de Um Certo Capitão Lockhart (The Man From Laramie, 1955). As trilhas de O Tirano da Fronteira (The Last Frontier, 1955), O Homem do Oeste (Man of the West, 1958) é de Leigh Harline (1907-1969), que também colaborou com "Gunsmoke". Roy Webb (1888-1982) compôs para Paixão de Bravo (The Lusty Men, 1952). Cyril J. Mockridge (1896-1979) fez as trilhas para Consciências Mortas (The Ox-Bow Incident, 1943), Paixão dos Fortes (My Darling Clementine, 1946) e, O Rio Das Almas Perdidas (River of No Return, 1955).

Desbravando O Oeste (The Way West, 1967), O Preço de Um Homem (The Naked Spur, 1953) são de Bronislau Kaper (1902-1983). Joseph Gershenson (1904-1988), que também assinava como Joseph Sanford, fez Homem Sem Rumo (Man Without a Star, 1955). A música de O Tiro Certo (The Shooting, 1967) é de Richard Markowitz (1926-1994). Entardecer Sangrento (Decision at Sundown, 1957) é de Heinz Roemheld (1901-1985). Pistoleiro do Entardecer (Ride High Country, 1962) ficou com George Bassman (1914-). Meu Ódio Será tua Herança (The Wild Bunch, 1969), Dez Segundos de Perigo (Junior Bonner, 1972) são de Jerry Fielding (1922-1980). A trilha de Butch Cassid e Sundance Kid (Butch Cassid and the Sundance Kid, 1969) é de Burt Bacharach. Hugo Friedhofer (1901-1981) fez as trilhas para Vera Cruz (Idem, 1954) e, A Face Oculta (One-Eyed Jacks, 1961). Jerome Moross (1913-1983) ficou com a do filme Da Terra Nascem Os Homens (The Big Country, 1958). Ray Evans (1915-) e Jay Livingston (1915-2001) se revezaram na belíssima, contagiante e inesquessível trilha de abertura de Bonanza (1959-1973).

Nenhum comentário: