segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

ESQUECERAM DE MIM 2 - PERDIDO EM NOVA YORK ***** 0077

ESQUECERAM DE MIM 2 - PERDIDO EM NOVA YORK (Home Alone 2: Lost in New York/1992/USA). DIRETOR: Chris Columbus. ROTEIRO: John Hughes (1950–2009). MÚSICA: John Williams. FOTOGRAFIA: Julio Macat.

ELENCO: Macaulay Culkin, Joe Pesci, Daniel Stern , Catherine O'Hara , John Heard , Devin Ratray , Tim Curry, Brenda Fricker , Eddie Bracken (1915–2002), Dana Ivey , Rob Schneider , Leigh Zimmerman.
Tão bom quanto o primeiro, este filme, ambientado no período natalino, eu recomendo, não só para aquela época, como também, para darmos sonoras gargalhadas. Sim, porque, mais uma vez, o “diabinho” Kevin McCallister (Macaulay Culkin), dá um banho de interpretação. E os “bandidos molhados” - Harry Lime (Joe Pesci) e Marv Merchants (Daniel Stern) em nada ficam a dever a soberba atuação do garoto.

E como o primeiro, o diretor cria um momento para refletirmos nossos conceitos e preconceitos: a excluída "Bird Lady" (Brenda Fricker) funciona como uma espécie de “porto seguro” para o garoto perdido em Nova York. O bondoso senhor E.F. Duncan (Eddie Bracken) complementa a receita para a busca da felicidade, que nos ensina a compartilhar nossas melhores potencialidades com os outros. É difícil não questionar que, o mesmo povo que produz uma obra de arte com este conteúdo de valores, seja o mesmo povo insano que destruiu o Japão, Coréia, Vietnam, Iraque, Afeganistão...

Conduta à parte, não posso deixar de citar os outros trapalhados vilões (aquele trio do hotel): Mr. Hector (Tim Curry), gerente de recepção, Cedric (Rob Schneider), mensageiro e Mrs. Stone (Dana Ivey), recepcionista. Quem encanta mais uma vez - com sua estonteante beleza – é a senhora Kate McCallister (Catherine O'Hara).

Outro destaque é a Trilha Sonora: um prazer à parte. Tenho o privilégio de tê-la em meu acervo. No natal ouço por uma semana. (FCB)

Nenhum comentário: