domingo, 23 de janeiro de 2011

0053 - HATARI

TÍTULO ORIGINAL: Hatari!/1962/USA


DIREÇÃO: Howard Hawks (1896–1977) ESTÓRIA DE: Leigh Brackett (1915–1978)


ROTEIRO DE: Harry Kurnitz (1908–1968)


MÚSICA DE: Henry Mancini (1924–1994)


FOTOGRAFIA DE: Russell Harlan (1903–1974)


ELENCO: John Wayne (1907-1979)


Hardy Krüger


Elsa Martinelli


Red Buttons (1919–2006)


Gérard Blain (1930–2000)


Bruce Cabot (1904–1972)


Michèle Girardon (1938–1975)


Valentin de Vargas


Eduard Franz (1902–1983)


*Queenie Leonard (1905–2002).



Minha história de cinema eu já contei em um tópico abaixo. Mas, não custa repetir. Eu cheguei para morar em Natal, capital do Rio Grande do Norte em definitivo, no dia 2 de janeiro de 1966. Viemos - eu e minha mãe - morar no proletário Bairro das Quintas. Mais precisamente na rua Santa Luzia; paralela a rua São Geraldo (também conhecida como rua Nova). Transversal a rua Pedro Novoa, onde ficava o Cine São José , o "pulguinha". Certa noite fui ver os cartazes dos filmes da semana e vi o lob cards de Hatari! Foi ali o meu primeiro “contato” com John Wayne. Eu era uma criança vinda do interior, acostumado em ver cavalos, vacas, e jumentos (jegues). Aí vejo fotos com girafas, rinocerontes, elefantes, nativos africanos... Fiquei impressionado! Aquele homem, sentado sobre o capô de uma velha Pick Up, uma grande vara nas mãos, com um laço na ponta, tentando capturar um animal esquisito, foi para mim um verdadeiro “achado”. Mas, por causa da censura, não pude ver o filme. Em 22/07/1993 - ou seja: 26 anos depois - tive o privilégio de vê-lo em uma cópia em vídeo. Confesso que tive uma grande emoção, recordando aquele meu momento tão distante.

O filme conta a história de um grupo de amigos aventureiros, liderados por San Mercer (Wayne), que caçam animais, no leste da África, para a vender em zoológicos de todo o mundo. Há cenas com nativos – o filme foi todo rodado "Arusha National Park, Tanzania"; então Tanganika. Também há cenas de danças típicas, costumes e cidades. Os destaques internacional do elenco são a francesa Michèle Girardon; a italiana Elsa Martinelli, o alemão Hardy Krüger, o francês Gérard Blain, e da inglesa *Queenie Leonard – que teve todas as suas cenas cortadas. A ótima Trilha Sonora (a música mais conhecida é "O passo do elefantinho") - sob a competência de Henry Mancini - é um diferencial desta película, com John Wayne, escolhido pela crítica francesa – que o detestava – como seu melhor filme. Dizem também que Hawks foi passar férias na África e levou um grupo de amis, onde faria este clássico sem nenhuma pretenção. O certo é que o filme é uma aventura (ecológica) que emociona do começo ao fim. "Hatari", na lígua local- o swahili -, significa perigo.



NOTA: *****

Nenhum comentário: