domingo, 28 de novembro de 2010

SACRAMENTO - A CAPITAL DA CALIFÓRNIA

Se alguém, no Brasil, perguntar qual é a capital da Califórnia metade dos brasileiros ficarão em dúvida se é “San Francisco ou Los Angeles”. Já a dúvida da outra metade é se é “Los Angeles ou San Francisco”. Sacramento é a resposta certa.

Sacramento é a capital do estado norte-americano de Califórnia, EUA (USA), e sede de concelho do Condado de Sacramento. Está localizado na confluência do rio Sacramento e do rio americano na porção norte da expansão da Califórnia Central Valley.. A sua área é de 257 km² (dos quais 5,4 km² estão cobertos por água), sua população é de 407.018 habitantes, e sua densidade populacional é de 1.617 hab/km² (segundo o censo de 2000). Sua região metropolitana possui cerca de 1,79 milhões de habitantes. A cidade foi fundada em 1839, e incorporada em 1850. Tornou-se a capital do estado em 1854, em substituição de Monterey. Sacramento é a cidade mais antiga da Califórnia.

Os índios Nisenan e Miwok viveram na área, talves, por milhares de anos. Ao contrários dos colonos que viriam a fazer de sacramento sua casa, esses índios deixaram pouquíssima evidências de sua existência. Tradicionalmente, a dieta dos índios era composta por bolotas retiradas dos carvalhos abundantes na região, e pelos frutos, bulbos, semente e raízes colhidas na região. Em meados de 1799, o explorador espanhol Gabriel Moraga descobriu a região. Um escritor na expedição de Moraga descreveu-a: "Copas de carvalhos e choupos, muitos enfeitados com videiras, em balanço de ambos os lados pássaros azuis. Pássaros batiam nas árvores e grandes peixes lançavam-se através do fundo transparente. O ar era como champanhe, e eles (os espanhóis) beberam dele, beberam profundamente da beleza à sua volta. Isto é como o santíssimo sacramento (es como el sagrado sacramento). O valo do rio e a terra foram batizados de "Santíssimo Sacramento do Corpo e Sangue de Cristo". Referindo-se ao sacramento cristão da eucaristia.

John Wayne quase "morreu" em Sacramento. Isso aconteceu no filme O Caminho Fatal (In Olde California/1942/de William C. McGann). Quando o Dr. Tom Craig (Wayne) já estava com a corda no percoço - a mando de Britt Dawson (Albert Dekker) - alguém gritou: “OURO!” E o "Duque" foi “salvo pelo gongo". Sim, porque depois daquela frase mágica, quem mais queria ver o enforcamento de um vendedor de remédios de duvidosa cura? E aí foi só um tal de "quem chegar primeiro é dono". (CB)

Nota: os detalhes histórico, para este texto, eu colhi do wikipedia

Nenhum comentário: