sexta-feira, 26 de março de 2010

65 ANOS DA BATALHA DE IWO-JIMA

Fevereiro e março de 1945. Os meses mais sangrentos na História do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos da América. A batalha pela conquista de Iwo-Jima foi uma das mais cruéis da Campanha do Pacífico. Alguns acreditam que foi de toda a II Guerra. Iwo-Jima abrigava duas bases aéreas, que para os japoneses era de vital importância para a proteção das Marianas. Já para os americanos, sua conquista era importante devido o favorecimento aos bombardeiros leves que atacavam as ilhas metropolitanas japonesas - Tóquio ficava a 600 milhas náuticas de distância. Os “ianques” pensavam ainda em sediar em Iwo-Jima os caças P-51 que escoltavam as gigantes B-29, que sofriam pesadas baixas ao longo dos 4.000 km que tinham de cobrir para ir e voltar do Japão. Por fim, os americanos pensavam na conquista da Ilha, do ponto de vista psicológico, uma vez que isso afetaria o moral nipônico. Iwo-Jima era um território japonês, com administração direta de Tóquio e sua tomada, pelos americanos, significaria que um pedaço do solo japonês – habitado por japoneses – estaria pela primeira vez sob o domínio inimigo.



A ILHA DE ENSOFRE

Até fevereiro de 1945 Iwo-Jima – ou Ilha de Enxofre – era tão desconhecida dos americanos quanto Guadalcanal o foi antes de agosto de 1942. É uma pequena ilha localizada nas Nanpo Shoto - uma cadeia de pequenas ilhas que se este por 750 milhas náuticas na direção Sul, a partir da Baía de Tóquio. As Nanpo Shoto compreendem três grandes grupos de ilhas que correm em direção Norte/Sul da ilha metropolitana japonesa de Honshu: as Izu Shoto, as Ogasawara Gunto, ou Ilhas Bonin, e as Kazan Retto - ou Ilhas vulcânicas - encontrado-se neste grupo o mais meridional dos TRE, Iwo-Jima. Formada de areia vulcânica, tendo pouquíssima vegetação e com menos de 8 Km de comprimento, em sua extensão maior, e 4 Km de largura no seu ponto mais amplo. A ilha “infernal” tem a forma aproximada de uma costeleta de porco. Na extremidade Sul da ilha encontra-se um vulcão, já extinto, chamado de Monte Suribachi. Local onde os fuzileiros – identificados posteriormente, pelo Corpo de Fuzileiros Navais, como sendo (da esquerda para a direita) cabo Ira H. Hayes; cabo Franklin R. Sousley, sargento Michael Strank, segundo-sargento farmacêutico da marinha John H. Bradley, cabo Rene A. Gagnon e o terceiro-sargento Harlon H. Block – hastearam a bandeira norte-america e foram eternizados, poeticamente, pela lente do fotógrafo Joe Rosenthal, da Associated Press”. Na verdade este hasteamento foi simbólico. Uma vez que o verdadeiro aconteceu às 10H15min e com uma bandeira em tamanho menor (1,30 m x 0,70 c), que ficou depois com o tenente-coronel Chandle W. Johnson; um dos comandantes da batalha. A bandeira da foto tinha o tamanho 1,40 m x 2,40 m. Aquele momento ficou gravado em bronze ( a maior do mundo) no Memorial de Guerra do Corpo de Fuzileiros Navais, em Arlington, Virginia. Para o então Secretário da Marinha dos Estados Unidos, James V. Forrestal, aquele momento representou o Corpo de Fuzileiros Navais por mais de 500 anos.


NÚMEROS DA BATALHA


A sagrenta Batalha de Iwo-Jima começou a 19 de fevereiro de 1945 e se estendeu até 26 de março de 1945. Os americanos atacaram a ilha com 70 mil homens. Tiveram 7 mil mortos e 19 mil feridos. Os japoneses a defenderam com 22 mil. Morreram 21.800 e tiveram, apenas, 200 feridos.

COMANDANTES EM IWO-JIMA

JAPONESES: Tenente-general Tadamachi Kuribayashi, Coronel Masuo Ikeda, Major-general Sadasue Senda, Major Tamachi Fujiware, Tenente-coronel Takeichi Nishi, Coronel Chosaku Kaido, Capitão Yoshio Yokoyama, Contra-almirante Toshinosuke Ichimaru, Capitão Samaji Inoue.

NORTE-AMERICANOS: Almirante Raymond A. Spruance, Vice-almirante Richmond Kelly Turner, Contra-almirante William H. P. Blandy, Contra-almirante Hary W. Hill, Contra-almirante Bertram J. Rodgers, Tenente-general Holland M. Smith, Major-general Harry Schmidt, Major-general Clifton B. Cates, Major-general Keller E. Rocky, Major-general Graves B. Erskine, Coronel Harry B. Liversedge, Coronel Thomas A. Wornham, Coronel Walter W. Wensinger, Coronel John R. Lanigan, Coronel Walter I. Jordan, Coronel Chester B. Graham.

Em respeitoso gesto de cortesia militar o Comando Militar do Pacífico entregou a senhora Kuribayashi, uma pedra vulcanizada da ilha, em memória ao seu marido heroicamente tombado nas areias negras de Iwo-Jima.


JOHN WAYNE NAS AREIAS DE IWO-JIMA

Em As Areias de Iwo-Jima (Sands of Iwo Jima/1949), de Allan Dwan - Iwo-Jima, O Portal da Glória, em vídeo e DVD - o sargento John M. Stryke (John Wayne) tombou, sob a mira de um soldado japonês, pouco antes daquele momento histórico. Ele já havia chegado ao cume do Monte retirou a bandeira do seu bornal, mas, não chegou a ver o hasteamento. Ficou para os colegas de patrulha: James Brown, John Agar, Forrest Tucker e Richard Jaeckel a tarefa de terminar, e enviar, uma carta que Stryke havia começado a escrever para o filho.

Nenhum comentário: