quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

1939: ANO DOURADO

Eu não poderia terminar 2009 sem falar dos 70 anos daquele que é conhecido como "O Ano de Ouro de Hollywood": 1939. Dizem os entendidos que "é difícil encontrar no calendário outro ano tão frutífero". Foi em 39 que o grande público pode se emocionar com pérolas como VITÓRIA AMARGA (Dark Victory, de Edmund Goulding), A MULHER FAZ O HOMEM (Mr. Smith Goes to Washington, de Frank Capra), NO TEMPO DAS DILIGÊNCIAS (Stagecoach, de John Ford), GUNGA DIN (de George Stevens), NINOTCHKA (de Ernst Lubitsch), ADEUS MR. CHIPS (Goodbye Mr. Chips, de Sam Wood), JESSE JAMES (de Henry King e Irving Cummings), INTERMEZZO (de Gregory Ratoff), O MORRO DOS VENTOS UIVANTES (Wuthering Heights, de William Wyler), ...E O VENTO LEVOU (Gone with the Wind, de Victor Fleming), A MOCIDADE DE LINCOLN (Young Mr. Lincoln, de John Ford), BEAU GESTE (de William A. Wellman), O MÁGICO DE OZ (The Wizard of Oz, de Victor Fleming), O CORCUNDA DE NOTRE DAME (The Hunchback of Notre Dame, de William Dieterle). Entre outros. Não menores, mas, de pouca divulgação.

Na noite da Festa do Oscar todas as atenções se voltaram para Hollywood. Entre os diretores que concorriam estavam John Ford, Frank Capra, Victor Fleming*, e William Wyler.

Entre aqueles que se tornariam clássicos os filmes No Tempo das Diligências, ...E O Vento Levou*, O Morro dos Ventos Uivantes, Ninotchka, Adeus Mr. Chips, A Mulher Faz o Homem, Vitória Amarga, Duas Vidas, e o inesquecível e coloridíssimo musical O Mágico de Oz.

Os atores concorrentes foram Clark Gable, Laurence Olivier, Mickey Rooney, James Stewart, e Robert Donat*.

Entre as atrizes foi uma covardia: Bette Davis, Irene Dunne, Greta Garbo, e Vivien Leigh*.

A grande atração da Festa do Oscar, naquele ano, foi a consagração de Hattie McDaniel. A primeira atriz negra a levar uma estatueta para casa. E merecidamente. Coisa rara em se tratando de Oscar.

Nenhum comentário: