segunda-feira, 16 de novembro de 2009

ASTROS E ESTRELAS DE HOLLYWOOD EM NATAL

Às vezes, parece apenas, imaginação fértil de escritores nascidos em Natal (seja Geraldo Edson de Andrade intitulando um dos seus livros de contos “O dia em que Tyrone Power esteve em Natal”; seja Berilo Wanderley “recebendo” Marlene Dietrich em sua casa em Natal, visita esta relatada em crônica para jornal natalense). Mas a verdade mesmo é que alguns astros e estrelas do céu hollywoodiano passaram pela capital potiguar, nos anos em que a cidade estava cheia de pracinhas americanos a mobilizarem uma maquina de guerra, tendo uma base aqui como abastecedora dos aviões que iam para o front.

Em livros, ou outros meios de comunicação, já foi dito que estiveram alguns dias ou passaram por Natal, nos anos 40 do século passado, os seguintes atores: Clark Gable, Tyrone Power, Rodolfo Valentino (difícil este, pois faleceu antes), James Stewart, Humphrey Bogart, Henry Fonda, Buster Crabbe, Bruce Cabot, Joel Mccrea, Nelson Eddy, Frederick March, Jack Benny, Don Ameche, Franchote Tone, Joe E. Brown (o “Boca Larga”). Dentre as atrizes: Jeanette Mac Donald, Paulette Godard, Ilona Massey, Martha Ray, kay Francis.

Se se fizer uma pesquisa aprofundada nos jornais da época, encontrar-se – á a confirmação de algumas presenças. Joe E. Brown, por exemplo, que no livro “Natal, USA”, de Lenine Pinto, é descrito como biritando num bar da Rua Dr. Barata, em cena flagrada por Luiz G.M. Bezerra, de fato passou por aqui, em Novembro de 1943. O jornal “A República”, de 14 de Novembro de 1943, registra: “Continua ainda nesta capital, tendo ontem passado pela cidade o conhecido ator cinematográfico Joe E. Brown, que me Parnamirim teve oportunidade de realizar animado show para os soldados ali acantonados. O popular e festejadíssimo” Boca Larga” participou ontem, de um animado banho na praia de Areia Preta, e em seguida almoçou no Restaurante “Lido”, sendo ali, como na Rua Dr. Barata, cercado de grande números de fãs.

O comediante do cinema norte-americano concedeu autógrafos e posou para os fotógrafos em companhia de diversos populares. Antes, haviam transitado por Natal os artistas Jckie Coogan e Joel Mac Crea, este ultimo em dias da semana passada.” O motivo da passagem de alguns destes atores por Natal, era devido ao trabalho não artístico, já que eram também pracinhas. James Stewart e Henry Fonda, por exemplo, com certeza foram vistos no cassino de Natal, pois o que não falta em suas biografias são fotos deles vestidos com farda militar de verdade, se preparando para os combates Atlântico a fora.

Dentre as atrizes, uma que pode ser comprovado documentadamente que passou por Natal foi Kay Francis, a estrelinha do filme “O Homem Que Se Perdeu”, dirigido por Edward Ludwig. Em Maio de 1945, quando a guerra estava perto de terminar, ela passou por Natal (talvez ainda com aquele objetivo de imprimir na mente dos natalenses a ideologia e as imagens do seu país). Venturelli Sobrinho era um militar brasileiro, colaborador do jornal “A República”. Encantou-se com ela, e escreveu um artigo com rasgados elogios, para o jornal. A atriz, emocionadamente grata, escreveu uma carta ao militar jornalista. Em “A República de 06 de Maio de 1945, era publicado:

UMA ESTRELA EM NATAL
Em agradecimento ao “suelto” que com o título acima nosso colaborador Venturelli Sobrinho homenageou kay Francis, pelas nossas colunas, no dia 24 de Abril findo, a brilhante estrela de Hollywood enviou-lhe de Parnamirim, por intermédio do Capitão Thomas Lee, distinto aviador americano e tradutor do “suelto” para o inglês, a seguinte missiva, que traduzimos daquele idioma:

“United States Army, 30-4-45. Caro Major Ventureççi: Acabo de regressar a Natal, para uma curta parada, e, antes d continuar minha “tournée”, mostraram-me uma tradução do seu artigo publicado no seu jornal (“A República”). Esta constitue uma pequena inadequada nota de agradecimento, pois desejava a oportunidade de demonstrar-lhe pessoalmente o meu apreço, mas sou obrigada a continuar minha viagem. Possivelmente, alguma vez no futuro, ainda o encontrei. Espero sinceramente que o seja.
Cordialmente,
Kay Francis.

NOTA: texto de José Anchieta Fernandes

Nenhum comentário: