terça-feira, 2 de junho de 2009

A BATALHA DE MIDWAY

Recentemente revi o filme “A Batalha de Midway”. Um clássico dos filmes de guerra. Há 32 anos eu havia visto na imensa tela do Cine Panorama, no Bairro das Rocas. Era uma tarde de domingo. Lembro bem. Agora revejo em vídeo, com o título de "Midway" e sem a mesma grandiosidade que a película exige. Confesso que me bateu uma saudade danada dos festivais que os cinemas de Natal faziam, onde exibiam épicos por uma semana. Só clássicos, diga-se de passagem. O Cine Rio Grande era bom nisso. Agora temos que nos contentar com cinema de shopping, onde a tônica são os filmes de violência e outras porcarias comerciais. A arte fica cada vez mais medíocre. Ou será o público que precisa se completar com coisas pequenas? Com a palavra, os especialistas...

Midway (Battle of Midway/1976, de Jack Smight), traz riquíssimo elenco: Charlton Heston, Henry Fonda, Toshiro Mifune, Robert Mitchum, James Coburn, Cliff Robertson, Robert Wagner, Christina Kokubo, Tom Selleck, Pat Morita, Glenn Ford, e outras estrelas hollywoodianas do gran cast.


Onde fica: o Atol de Midway, com 6,2 quilômetros quadrados, fica localizado no norte do Oceano Pacífico, a noroeste do Havaí (hawaii). Em junho de 1942, foi palco de uma das mais dramáticas batalhas aeronavais da Segunda Guerra Mundial, protagonizada pelo Japão e Estados Unidos da América. Ali, pode-se dizer, foi o início do fim para o sonho de expansão do Império do Sol Nascente. Tio Sam havia decifrado parte dos códigos de guerra nipônicos, levando à derrota toda esquadra comandada pelo almirante Chuichi Nagumo. É bom lembrar que neste filme de Smight há muitas cenas reais. As famosas cenas "tremidas", feitas pessoalmente pelo diretor John Ford, que comandava uma equipe de filmagens para a Marinha dos Estados Unidos, e estava na Ilha para registrar o esperado ataque japonês. Na confusão que se seguiu, Ford acabou atingido por estilhaços de bombas, perdendo o olho esquerdo.


Combates à parte, o filme conta um romance impossível, vivido por um jovem oficial da Força Aérea dos Estados Unidos e uma garota nipo-americana, nascida no Havaí; onde está presa sob acusação de subversão. Ela espera transferência para a Califórnia, onde há um *Campo de Concentração para japoneses residentes naquele país. Curiosidade: ao contrário dos ítalo-americanos, com quem Washington fez acordos com a máfia para derrubar Mussolini, os japoneses, e seus descendentes, em solo ianque, pagaram um alto preço por Pearl Harbor. Não devemos esquecer que o "teste" atômico foi sobre o Japão. A Europa ocupada por Hitler foi salva da ira de Tio Sam(uel). Ou seja: os "brancos" foram poupados. Já os amarelos...

NÚMEROS DA BATALHA DE MIDWAY:
CONFLITO: Segunda Guerra Mundial.
DATA: 4 de junho de 1942.
RESULTADO: vitória decisiva americana.
COMANDANTES JAPONESES: Vice-Almirante Chuichi Nagumo e o Almirante Isoruko Yamamoto.
COMANDANTES AMERICANOS: Contra-Almirante Frank J. Fletcher e o Contra-Almirante Raymond A. Spruance.
FORÇAS - americana: 3 porta-aviões e 50 barcos de suporte.
Japonesa: 4 porta-aviões e 150 barcos de suporte.
BAIXAS - americanas: 1 porta-aviões, 1 navio de guerra e 307 homens.
Japoneses: 4 porta-aviões, 1 cruzador e 2500 homens.

*********************************

NOTA: * O capítulo que deveria falar dos Campos de Concentrações para japoneses, nos Estados Unidos, curiosamente têm suas páginas omitidas por historiadores de Segunda Guerra Mundial.

Nenhum comentário: