sexta-feira, 15 de maio de 2009

UMA VISITA PROVEITOSA

Depois de mais de dois anos, ontem (09.05.2007) eu fui à casa de Tarcísio Motta. O papa do cinema em Natal. Sabe tudo e muito mais. Tem tudo e muito mais. Recebe pedido de material de cinema de cinéfilos da "Europa, França e Bahia". É extremamente gratificante visitá-lo. Na casa dele se respira cinema. Se fala cinema e para onde se olha se vê cinema: cartazes, DVD's, vídeos, latas com rolos de filmes e revólveres antigos, cawboys de chumbo. Até uma "Cidade Fantasma" - Ghost Town” do Velho Oeste - ele tem. Feita pelo próprio! Um dia um americano saiu de Utah - Estados Unidos - só para conhecer a tal cidade e ficou impressionando com o que viu: os detalhes das ruas e vielas, os cavalos, o saloon, a cocheira. Não falta nada! Sem falar nos personagens combatentes de jornada nas estrelas, ETs, discos voadores, dinossauros, entre outros artesanatos feitos por ele. "Tarado" por diligência me garantiu que ainda vai construir a sua. "Em dimensões originais"! Frisa. Cria cartazes de filmes, capas para livros, e faz pinturas em geral. Um artista plástico de mão cheia, como se fala em minha terra! Entrar no seu arquivo de material de cinema é um programa imperdível para qualquer cinéfilo, dos mais exigentes. 
 
Perfil: 60 e poucos anos, aposentado da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) e do CEFET (Centro Tecnólogico de Educação Federal). Ranzinza, reclama de tudo e de todos. Paradoxalmente com muito humor. Como todo "judeu", vende o tempo todo. "Não tenho amor a nada disso. Eu morro e fica tudo aí!" Diz, entre uma tragada e outra. Tudo o que diz é para fazer rir. A cada dez palavras, onze são palavrões. Sempre sem camisa, com os pés cruzados encima do sofá, e fumando todas as carteiras de cigarros espalhadas pelos tantos cantos da casa. Isqueiro? Nunca vi tantos em minha vida. E não é coleção. É para uso mesmo! Tem um sempre pronto a ser usado. Mas não é do tipo mal educado, que fuma jogando fumaça sobre as pessoas. É egoísta: não divide seu vício com ninguém. Sorte nossa! Entre um assunto e outro (sempre cinema e sebos), cães e gatos fazem a festa com o visitante. Eu, particularmente, estou com todos os dedos mordidos das suas "filhinhas" caninas. Uma delas, micro, de uma raça chinesa, adora morder.


Numa gravíssima crise de saudosismo, atacamos de John Wayne e seus grandes filmes dos anos 40, 50 e 60. Suas dificuldades em filmar "Os filhos de Katie Elder", meses após extrair um pulmão com câncer. Gene Autry - que soube ganhar dinheiro com o cinema -, Alan Ladd, que morreu engolido por suas frustrações de estrela apagada de Hollywood. Gary Grant, William Holden - outro que sabia ganhar dinheiro. Marlon Brando e suas tragédias pessoais, Omar Sharif e seu incontrolável vício de jogar cartas, Victor Mature, Harry Carey Jr., Kirk Douglas, Gary Cooper, Gregory Peck, Ernest Borgnani e tantos outros.


No cast feminino lembramos a beleza de Hedy Lamar, Deeborah Karr, Katy Jurado, Bette Davis, Elizabeth Taylor, Maria Montez. E lamentamos não termos, hoje, estrelas glamurosas como antigamente...

Lembramos dos faroestes:

-"Homem Sem Rumo" (Man Without A Star, 1955, de King Vidor). Este filme conta a história da primeira cerca de arame farpado nos Estados unidos.

-"A Face Oculta" (One-Eyed Jacks, 1961, de Marlon Brando). Único filme dirigido por Brando.

-"A Lança Partida" (Bronke Lance, 1954, de Edward Dmytryk).
-"Matar ou Morrer" (High Noon, 1952, de Fred Zinnemann).

-"Duelo Ao Sol" (Duel in the Sun, 1946, de King Vidor). O Preferido de Martin Scorsese.
-"Céu Amarelo" (Yellow Sky, 1948, de William A. Wellman).

-"Os Filhos de Katie Elder" (The Sons of Katie Elder, 1965, de Hanry Hathaway).

-"Sangue de Herói" (Fort Apache, 1948, de john Ford). Colorizado ficou horrível!
-"Marcha de heróis" (The Horse Soldiers, 1959, de John Ford).

-"Rio Bravo" (Rio Grande, 1950, de John Ford). Um dos poucos filmes, em preto & branco, que ficou bonito colorizado.

-"Rio Vermelho" (Red River, 1948, de Howard Hawks). Outro que a colorização estragou. A fotografia em preto & branco é linda! Perfeita!

-"Onde Começa o Inferno" (Rio Bravo, 1959, de Howard Hawks).

-"O Homem do Oeste" (Man of the West, 1958, de Anthony Mann)

-"Os Brutos Também Aman" (Shane, 1953, de George Stevens). Insubstituível!



NOTA:

Escrevi e publiquei este texto em 10 de maio de 2007. Tarcísio faleceu em 12 de abril de 2008. Seus sonhos e manias cinéfilas se foram junto com ele...

(fcb)

Nenhum comentário: