sexta-feira, 20 de março de 2009

NO TEMPO DAS DILIGÊNCIAS: 70 ANOS

Rasgando as terras do Novo México (embora tenha partido do Arizona) uma diligência corre em louca disparada. O condutor luta desesperadamente para manter o ritmo acelerado das três parelhas de cavalos. Ao seu lado o xerife tentar abater o maior número possível de apaches liderados pelo temível Gerônimo. No alto do veículo um prisioneiro, sem as algemas, também zela pela segurança dos demais passageiros. São nove ao todo: um médico e uma prostituta (ambos expulsos da cidade), um vendedor, uma dama do Leste (grávida, mas que no momento da perseguição já dara a luz um menino) viaja para encontrar seu marido, um tenente que serve em um forte da região, um jogador de cartas (fugindo dele mesmo), um banqueiro que acabara de roubar o próprio banco, e os três que já foram citados acima – este “quadro” fez o jornalista Inácio Araujo defini-lo como “A América numa carroça”. A corrida desenfreada, os gritos selvagem dos índios, o sibilar das balas faz criar uma atmosfera de horror entre os perseguidos. Esperam o pior. Mas, enquanto reza, com seu bebê preso ao peito, a mulher ouve distante o som de um clarim militar. É a salvação. E o que se ver é o encontro da cavalaria com os índios, encobertos pela poeira do Munument Valley.

No último dia 2 fez 70 anos da primeira exibição do filme No Tempo das Diligências (Stagecoach, 1939, de john Ford). Rodado entre outubro e dezembro, do ano anterior, é considerado o pai do western, e reconhecido pela crítica mundial como um clássico dos filmes de faroeste. Embora o gênero já existisse desde 1903, quando foi ouvido o primeiro estampido de bala no filme O Grande Assalto ao Trêm (The Great Train Robbery, de Edwin S. Porter., a obra de Ford é o responsável pela "maturidade" do gênero. Com locações no Monument Valley, entre os estados do Arizona e Utha.
No elenco principal Claire Trevor, John Wayne, Andy Devine, Thomas Mitchell, George Bancroft, Donald Meek, Tim Holt, Louise Platt, John Carradine, e Berton Churchill.

Nenhum comentário: