sexta-feira, 9 de maio de 2008

CO-ESTRELANDO... ANNA LEE

Quando o tenente-coronel Owen Thursday (Henry Fonda) chega ao Forte Apache para comandá-lo, é noite. Acordes musicais, executados pela banda daquela caserna, denuncia festa. Comemora-se o aniversário do ex-presidente George Washington (1732-1799). Uma mulher desliza suavemente no salão, nos braços do capitão Kirby York (John Wayne). A graciosa dama é a senhora Emily Collingwood (Anna Lee), esposa do então comandante capitão San Collingwood (George O'Brian). A cena é tipicamente fordiana, onde a vida dos pioneiros, em meios a índios, invernos rigorosos e tantas outras dificuldades da fronteira no sudeste americano, há espaço para a descontração: o prazer de se viver feliz, sempre que o momento proporcionar.
Duvido que o cinema tenha nos proporcionado uma mulher de expressões tão doces quanto Anna Lee. Nascida Joan Boniface Winnifrith, em 2 de janeiro de 1913, em Kent, Inglaterra. Fez teatro e cinema em seu país, onde estreou no filme Say It With Music, 1932, de Jack Raymond. Depois de mais de vinte filmes mudou-se para Os Estados Unidos, em 1939. Foi uma das chamadas "Mulheres do Mundo de Ford". O primeiro com ele foi Como Era Verde o Meu Valle (How Green Was My Valley, 1941). O "Velho" gostava muito dela e sempre lhe dava um papel - foram seis filmes. Que, aliás, mesmo se fosse pequeno, ela o transformava em marcante. Foi uma das Sete Mulheres (7 Women, 1966), no último filme de John Ford, ao lado de Anne Bancroft, Sue Lyon, Margaret Leighton, Flora Robson, Mildred Dunnock e Betty Field.
Nos anos 60 fez clássicos como O Que Terá Acontecido A Baby Jane? (What Ever Happened to Baby Jane?, 1962), de Robert Aldrich, e foi a terna irmã Margaretta de A Noviça Rebelde (The Soun of Music, 1965), de Robert Wise, onde sempre intercedia por Maria (Julie Andrews), junto a madre superiora Abbess (Peggy Wood). Sua filmografia consta de 74 filmes e um trabalho recente para a televisão - a série General Hospital - onde atuava em uma cadeira de rodas, devido um acidente de carro que a deixou paralisada da cintura para baixo.
Anna Lee trabalhou com John Wayne em 5 filmes: A Pecadora (Seven Sinners, 1940), de Tay Garnett, Os Tigres Voadores/A Esquadrilha Mortal (Flying Tigers, 1942), de David Miller, Sangue de Herói (Fort Apache, 1948), Marcha de Heróis (The Horse Soldiers, 1959), e O Homem que Matou o Facínora (The Man Who Shot Liberty Valance, 1962), os três de Ford.
Anna Lee nos deixou recentemente, 14.05.2004. Morreu aos 91 anos, em sua casa, nos arredores de Beverly Hills, Califórnia.

Nenhum comentário: